Hoje a companhia Olho Vivo foi à rua, de olho bem aberto e de uniforme, para a sua performance activista, por um planeta verde!
Inseridos no tema Ambiente invadimos o bairro e não passámos despercebidos, entre hinos, qual deles o mais estridente (estou meia rouca) e as fatiotas tricolores, amarelo, verde e azul, os nossos mini ecopontos foram um sucesso.
E é engraçado ver que refilam por muita coisa… e há tantas coisas que são uma “seca”…
m:…come a sopa Tiago!
T: xiiiii, não… que seca!!
m: …Erica vai lavar o copo do iogurte para separar no ecoponto amarelo, está bem?
e: Sim! (passados 20 seg.).. morango (para eles sou a morango, adoro!) já lavei, assim tá bom? Já posso por no ecoponto?
Está óptimo!! Respondo eu com um sorriso de orelha a orelha, ainda meia espantada.. mas não fez birra pergunto-me? humm, estranho, estranhamente bom!
E sabem o que eu confirmo? Os miúdos adoram sentir-se úteis, basta usar um pouco de criatividade que eles aceitam bem qualquer tarefa e divertem-se, ah pois sim!
Impressionante como eles reagem bem à ideia de Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Querem fazer bem e nem precisam fazer muitas perguntas, soa-lhes natural esta ideia, que bom!
Estes são os nossos mini ecopontos, os meus ecopontos preferidos! ♥
Identifiquei-me muito com este texto devido a também trabalhar com crianças, e tens razão no que dizes, elas prestam muito mais atenção e não reclamam tanto quando se sentem uteis. Quando simplesmente se sentem ” mais uma ” criança no meio de tantas, elas tentam com os seus meios ( reclamando, gritando, negando fazer coisas, sendo reguilas…) com que a atenção vá para elas. No fundo aquelas crianças que chamamos de mais reguilas só querem mesmo é isso, mais atenção.
Boa sorte com os teus projecto linda, estou a gostar muito do teu blog*