Sopa de Miso

Sopa de Miso

Ontem, de passagem por minha casa, em Leiria, bebi uma sopa de miso revigorante. É mesmo o que sabe bem depois de uma semana de férias com os avós.

Acho que era assim todos os anos, acabávamos as férias de Verão, 3 meses passados na Praia da Vieira com os avós e era certinho, chegávamos a Lisboa e os  quatro em coro pedíamos: “ó mãe, ó mãeee… faz sopa de miso!” Adorávamos as delícias, os biscoitos, e gelados a mais, mas não aguentávamos muito tempo a comer assim, a uma certa altura sentíamos falta de comer simples e limpinho. E nada melhor do que uma bela sopa de miso para desintoxicar o organismo.

SOPA DE MISO BÁSICA

INGREDIENTES:

  • miso de cevada – 1 c. sobremesa por taça de sopa
  • 1 cebola
  • 1/4 de abóbora hokkaido pequena
  • 1 tira de 3 cm. de alga wakamé (demolhar 10 min)
  • 1 raiz de 3 cm de gengibre
  • Cebolinho

 PREPARAÇÃO:

  1. Comece por demolhar a alga wakamé, cerca de 10 min. Depois corte em pedaços pequenos e reserve.
  2. Coloque numa panela a água necessária para a quantidade de sopa que pretende obter e adicione a abóbora e a cebola cortada em cubos pequenos. Deixe cozinhar até ferver e adicione alga wakamé.
  3. Ponha o miso numa taça, retire um pouco da água a ferver para essa taça e dissolva o miso suavemente. Acrescente o miso já dissolvido à sopa, assim que começar a querer borbulhar, não chega a um minuto, apague o lume. É muito importante não deixar ferver, o calor activa as enzimas presentes no miso, ao ferver perdem-se as suas qualidades terapêuticas.
  4. Ralar o gengibre, no ralador mais fino e espremer o sumo da polpa directamente na sopa.
  5. Sirva com cebolinho picado.

OBSERVAÇÕES:

Para diversificar o sabor final da sopa, pode variar escolhendo hortelã, coentros, salsa, alho francês, ou sumo de limão.

Ocasionalmente, juntamente com os outros vegetais, pode cozinhar uma pequena porção de cogumelos shiitake, dá-lhe um toque especial!

Bom Apetite

SOBRE O MISO

O Miso ou pasta de soja foi inventado na China há mais de 2500 anos e é provavelmente o mais rico e especial de todos os alimentos derivados da soja. É produzido combinando a soja cozinhada com cereais e sal e inoculando a mistura com koji (um bolor com o nome científico de Aspergillus Oryzae), deixando depois fermentar durante 6 meses a 2 anos ou mais.

Apesar de haver muitos tipos diferentes de Miso, os mais usuais são Miso de Cevada (Mugi miso), Miso de Soja (Hatcho Miso).  Miso de Arroz Branco (Kome Miso) e Miso de Arroz Integral (Genmai Miso)

Os japoneses dizem que o miso foi um presente dos deuses para a Humanidade. Este alimento é excelente para desintoxicar e ajudar o organismo a eliminar efeitos nocivos da poluição ambiental e de detritos radioactivos.

O miso é o melhor alimento de origem vegetal para ajudar a recriar a flora intestinal e criar um sistema digestivo saudável.

A forma mais usual de o utilizar é em sopa – a já famosa sopa de miso – mas poderá também ser utilizado para temperar pratos de vegetais ou para confeccionar molhos ou pastas.

Advertisement

16 thoughts on “Sopa de Miso

  1. Olá Gil!

    És o Gil que eu conheço?

    Sim ou não, muito obrigada pela tua mensagem, a ideia aqui é mesmo a de partilha, fico feliz por saber que estas partilhas chegam aí… por aí a fora!

    Por aqui continuarei com pequenas histórias, que é disso que a vida é feita, de pequenas mil histórias…

    Beijinhos ♥

  2. Pingback: . Bons velhos hábitos . | MacroExotic

  3. Olá, Marta.
    Esta sopa pode ser feita em quantidade para se ir aquecendo durante a semana, como fazemos com as sopas normais? Quer dizer, pelo menos eu faço sopa para mais do que um dia e ela aguenta-se bem.
    Obrigada pela tua partilha.

  4. Olá Marta, comprei o seu livro e estou maravilhada! 2 perguntas por favor: posso fazer sopa de miso com nori? E sabe como se chama geleia de arroz em inglês? Estou em Inglaterra e já tentei procurar para comprar mas não faço ideia do nome. Desde já obrigada! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s