Experimentei esta receita pela primeira vez há um mês, assim em modos de improvisação, e fiquei rendida!
Ideal para os miúdos, a L., de 6 anos, é a filha de uma amiga minha, a primeira coisa que me pergunta assim que chego lá a casa, é se vou fazer os panados de carne de seitan, e não me larga enquanto não tiver um nas mãos. A combinação perfeita é acompanhar com um pouco de maionese caseira vegan de manjericão.
DOURADINHOS DE SEITAN
INGREDIENTES:
- 500 gr. Seitan (4 a 6 pessoas)
- sêmola de milho qb.
- oregãos qb.
- 2 dentes de alho
- 1 pedaço de 4 cm de gengibre
- shoyu qb.
- óleo para fritar
PREPARAÇÃO:
- Primeiro passo: dispor o seitan, cortado em fatias, numa taça para marinar.
- Marinada: regar generosamente o seitan com shoyu (molho de soja); ralar, no ralador mais fino, o gengibre e espremer o sumo do gengibre em cima do seitan; juntar 2 dentes de alho ralado, oregãos a gosto e uma pitada de sal. Deixe a marinar durante 2 horas, o sabor fica mais acentuado. Se não tiver tanto tempo, não há problema, 15 min. já lhe dá um toque simpático.
- Quando o seitan estiver marinado pode começar a aquecer o óleo numa frigideira e preparar 1 taça com a sêmola de milho. A partir daqui é só passar as fatias na sêmola de milho e está pronto a fritar.
- Assim que começarem a ficar douradinhos estão prontos!
O QUE É O SEITAN?
“O seitan é um alimento derivado de uma proteína de trigo, o glúten, é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. É um alimento que se encontra facilmente em lojas de produtos naturais. Não se sabe ao certo se a receita provém da Índia ou da China. O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa lavada é então cozinhada com shoyu (molho de soja ou tamari) e ganha assim uma consistência dura que pode ser cortado em fatias.”
Querida amiga,
Que saudades de ti e das tuas DIVINAIS paparocas. Sim, eu posso dizer que sou uma das sortudas que se deliciou durante o verão passado com os macro exotic dishes da Martinha – AMO!
Fiz os douradinhos e adorei, eu e a malta lá de casa. A Matilde devorou 3!
Estou super contente por partilhares os segredos das maravilhas que fazes, vou experimentar todas! Ontem comprei o mangericão mas falta-me o óleo de graínha d´uva… Ainda pensei, vou fazer com óleo de outra coisa qualquer mas tive o bom senso de ler os teus conselhos até ao fim e percebi q nã vale a pena… buááá. Tenho de aguardar pelo dito de graínha. Espero que estejas bem amiga. Um beijo meu. Saudades