Douradinhos de Seitan

Experimentei esta receita pela primeira vez há um mês, assim em modos de improvisação, e fiquei rendida!

Ideal para os miúdos, a L., de 6 anos, é a filha de uma amiga minha, a primeira coisa que me pergunta assim que chego lá a casa, é se vou fazer os panados de carne de seitan, e não me larga enquanto não tiver um nas mãos. A combinação perfeita é acompanhar com um pouco de maionese caseira vegan de manjericão.

DOURADINHOS DE SEITAN

INGREDIENTES:

  • 500 gr. Seitan (4 a 6 pessoas)
  • sêmola de milho qb.
  • oregãos qb.
  • 2 dentes de alho
  • 1 pedaço de 4 cm de gengibre
  • shoyu qb.
  • óleo para fritar

PREPARAÇÃO:

  1. Primeiro passo: dispor o seitan, cortado em fatias, numa taça para marinar.
  2. Marinada: regar generosamente o seitan com shoyu (molho de soja); ralar, no ralador mais fino, o gengibre e espremer o sumo do gengibre em cima do seitan; juntar 2 dentes de alho ralado, oregãos a gosto e uma pitada de sal. Deixe a marinar durante 2 horas, o sabor fica mais acentuado. Se não tiver tanto tempo, não há problema, 15 min. já lhe dá um toque simpático.
  3. Quando o seitan estiver marinado pode começar a aquecer o óleo numa frigideira e preparar 1 taça com a sêmola de milho. A partir daqui é só passar as fatias na sêmola de milho e está pronto a fritar.
  4. Assim que começarem a ficar douradinhos estão prontos!

O QUE É O SEITAN?

“O seitan é um alimento derivado de uma proteína de trigo, o glúten, é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. É um alimento que se encontra facilmente em lojas de produtos naturais. Não se sabe ao certo se a receita provém da Índia ou da China.  O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa lavada é então cozinhada com shoyu  (molho de soja ou tamari) e ganha assim uma consistência dura que pode ser cortado em fatias.”


Advertisements

One thought on “Douradinhos de Seitan

  1. Querida amiga,

    Que saudades de ti e das tuas DIVINAIS paparocas. Sim, eu posso dizer que sou uma das sortudas que se deliciou durante o verão passado com os macro exotic dishes da Martinha – AMO!

    Fiz os douradinhos e adorei, eu e a malta lá de casa. A Matilde devorou 3!

    Estou super contente por partilhares os segredos das maravilhas que fazes, vou experimentar todas! Ontem comprei o mangericão mas falta-me o óleo de graínha d´uva… Ainda pensei, vou fazer com óleo de outra coisa qualquer mas tive o bom senso de ler os teus conselhos até ao fim e percebi q nã vale a pena… buááá. Tenho de aguardar pelo dito de graínha. Espero que estejas bem amiga. Um beijo meu. Saudades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s