Quinoa com Azeitonas no Wok

Quinoa com Azeitonas no Wok

O cereal ideal para o tempo quente do Verão, rápido de confeccionar e óptimo para quem procura fazer refeições leves. Não sou particularmente fã do sabor da quinoa, até ter experimentado esta receita que a Ida faz no IMP, as azeitonas dão-lhe outra vida, assim gosto!

QUINOA COM AZEITONAS NO WOK 

INGREDIENTES: 

  • 1 copo de quinoa
  • 2 cebolas médias
  • 1 copo de azeitonas (descaroçadas)
  • 1 dente de alho
  • coentros (ou salsa, ou manjericão)
  • azeite qb.
  • sal marinho qb.
  • shoyu qb.

PREPARAÇÃO: 

  1. Num tacho, em lume médio, adicione 1 medida de quinoa e duas de água, deixe levantar fervura e adicione uma pitada de sal, cozinhe cerca de 15/20 min. em lume brando. Reserve.
  2. Num wok com a chama alta aqueça o azeite durante alguns segundos, adicione a cebola cortada em cubos médios e 1 dente de alho ralado. Quando a cebola começar a ficar translúcida e crocante junte as azeitonas, umas gotas de shoyu e adicione a quinoa previamente cozinhada, envolva bem todos os ingredientes e cozinhe mais 3 min. mexendo com uma colher de pau.
  3. Guarneça com um bom molho de coentros picados, vai criar frescura e cortar um pouco a intensidade das azeitonas.

SOBRE A QUINOA

“A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuase aymarás, com suas 3.120 variedades, sendo a Bolívia o seu maior produtor mundial.

A Bolíniatem também o maior banco de grãos do mundo. Uma fundação custodia este que é o tesouro herdado dos povos indígenas, que conhecem a quinoa há aproximadamente 10 mil anos e asseguram que, sem ela, a vida humana seria impossível no altiplano.

Um dos principais impulsores da revalorização do consumo da quinoa, Humberto Gandarillas (1920-1998), acreditava que a domesticação da planta na meseta andina tenha de facto uns 10 mil anos. Seu consumo habitual foi comprovado pelos arqueólogos, ao encontrarem quinoa nas ruínas pré-hispânicas.

Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigove a cevada.

Porém, os agricultores andinos conservaram as sementes e continuaram seus cultivos em pequenas parcelas de terra, sabendo da enorme riqueza que encerra a quinoa.

Somente no último terço do século XX, os bolivianos redescobriram o valor do grão. A partir de estudos científicos e do melhoramento de algumas variedades – como a quinoa “sajama” – verificou-se uma grande expansão, tanto do seu cultivo como do seu consumo no país.

Advertisements

4 thoughts on “Quinoa com Azeitonas no Wok

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s