O cereal ideal para o tempo quente do Verão, rápido de confeccionar e óptimo para quem procura fazer refeições leves. Não sou particularmente fã do sabor da quinoa, até ter experimentado esta receita que a Ida faz no IMP, as azeitonas dão-lhe outra vida, assim gosto!
QUINOA COM AZEITONAS NO WOK
INGREDIENTES:
- 1 copo de quinoa
- 2 cebolas médias
- 1 copo de azeitonas (descaroçadas)
- 1 dente de alho
- coentros (ou salsa, ou manjericão)
- azeite qb.
- sal marinho qb.
- shoyu qb.
PREPARAÇÃO:
- Num tacho, em lume médio, adicione 1 medida de quinoa e duas de água, deixe levantar fervura e adicione uma pitada de sal, cozinhe cerca de 15/20 min. em lume brando. Reserve.
- Num wok com a chama alta aqueça o azeite durante alguns segundos, adicione a cebola cortada em cubos médios e 1 dente de alho ralado. Quando a cebola começar a ficar translúcida e crocante junte as azeitonas, umas gotas de shoyu e adicione a quinoa previamente cozinhada, envolva bem todos os ingredientes e cozinhe mais 3 min. mexendo com uma colher de pau.
- Guarneça com um bom molho de coentros picados, vai criar frescura e cortar um pouco a intensidade das azeitonas.
SOBRE A QUINOA
“A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.
Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuase aymarás, com suas 3.120 variedades, sendo a Bolívia o seu maior produtor mundial.
A Bolíniatem também o maior banco de grãos do mundo. Uma fundação custodia este que é o tesouro herdado dos povos indígenas, que conhecem a quinoa há aproximadamente 10 mil anos e asseguram que, sem ela, a vida humana seria impossível no altiplano.
Um dos principais impulsores da revalorização do consumo da quinoa, Humberto Gandarillas (1920-1998), acreditava que a domesticação da planta na meseta andina tenha de facto uns 10 mil anos. Seu consumo habitual foi comprovado pelos arqueólogos, ao encontrarem quinoa nas ruínas pré-hispânicas.
Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigove a cevada.
Porém, os agricultores andinos conservaram as sementes e continuaram seus cultivos em pequenas parcelas de terra, sabendo da enorme riqueza que encerra a quinoa.
Somente no último terço do século XX, os bolivianos redescobriram o valor do grão. A partir de estudos científicos e do melhoramento de algumas variedades – como a quinoa “sajama” – verificou-se uma grande expansão, tanto do seu cultivo como do seu consumo no país.“
oi, adoro quinoa. comprei recentemente e já me inspiraste para fazer qq coisa hj à noite. c azeitonas é uma optima sugestão!
Mais uma para experimentar!!! Obrigada :o)))
Segui a sugestão e fiz isto para o almoço.. iámi!!! 😀
só não tinha os coentros porque não tinha lido a preparação antes das compras.
Manda mais destas 😉
ficou mt bom… hum…
http://aloucura.blogspot.com/2011/07/quinoa-espargos-verdes-queijo-ralado.html