Eis um remédio caseiro, que para além de fazer muito bem, é especialmente saboroso, fantástico para aqueles dias que estamos muito agitados e com dificuldade em adormecer. É raro ter dores menstruais, mas quando tenho é porque ingeri muita proteína animal, peixe normalmente, nos dias anteriores à menstruação. Tomo este remédio caseiro e em pouco tempo fico bem.
INDICAÇÕES:
Relaxamento do corpo e da mente, particularmente indicado para pessoas com uma condição muito yang (contraída e tensa), frequentemente causada pela ingestão excessiva da combinação de sal refinado e produtos animais, ou ainda resultante de uma vida muito agitada. Uma das primeiras indicações do ame-kuzu é a hipoglicemia, uma condição bastante yang, caracterizada pela persistência de níveis baixos de açúcar no sangue, no qual o pâncreas se encontra tenso e que está associada principalmente ao hábito de comer produtos animais mas também alimentos muito secos, como sejam batatas fritas, biscoitos, bolachas e outra farinhas confeccionadas no forno. O ame-kuzu também nutre a energia do estômago e do baço e alivia as dores menstruais e pré-menstruais. Está ainda indicado para dores de cabeça yang, que geralmente se manifestam na parte de trás da cabeça. Bom para baixar a febre a crianças muito pequenas.
AME-KUZU
INGREDIENTES:
- 1 c. de chá cheia de kuzu
- 2 c. de chá de malte de cevada
- 1 caneca de chá de água
PREPARAÇÃO:
- Dissolver, mexendo, 1 colher de chá de kuzu em 2 a 3 colheres de sopa de água fria, juntar 1 chávena de água fria e levar ao lume.
- Adicionar 1 a 2 colheres de chá de malte de cevada. manter em chama média, mexendo sempre, até ferver, altura em que se diminui a intensidade do fogo, continuando a mexer até se obter um líquido transparente.
- Deve beber-se enquanto está quente.
Para mais receitas de remédios caseiros apresento-vos este pequeno livro, na imagem abaixo, Remédios Caseiros, de Francisco Varatojo, é prático e tem imensas receitas. Aconselho vivamente, pela sua saúde! 😉
Ame-Kuzu – é calmante natural, uma sobremesa deliciosa e faz mesmo maravilhas! Temos sempre que ter em casa! Aprovadíssimo : )
Adoro!
Cá em casa já utilizamos para variadíssimas situações, tais como, diarreia, febre, dores menstruais , sobremesas, etc..e resulta sempre.É fantástico!
O malte de cevada tem algum papel aqui ou é apenas adoçar? Pode ser substituido por outra coisa? mel? obrigada!
O malte de cevada serve para adoçar. É preferível utilizá-lo ao mel, pois é um açúcar complexo de absorção lenta. Também poderá utilizar geleia de arroz, também um açúcar complexo de absorção lenta e que até já se encontra no hipermercado Continente a 3-4€.
Como é que posso ter o livro?beijoca
Olá Nazaré, Pode aquirir o livro no site da wook: http://www.wook.pt/ficha/o-livro-de-cozinha-da-marta/a/id/16489769
Espero que goste 🙂
beijinhos,
m*
Onde consigo o livro acima?
Ups… queria dizer “Remédios Caseiros”
Olá Ana, no Instituto Macrobiótico de Portugal: http://www.institutomacrobiotico.com/pt-pt
Boa noite. Para obter o livro tem que se ir ao institito? Não se pode comprar on line?
Olá. Os produtos que mensionam aqui onde se podem comprar?
Obrigada
Boa tarde marta
Quando se ferve o kuzu não perde as propriedades enzimáticas?
Obrigada.