. Bons Fígados .

Ultimamente vários sinais me têm despertado para dar mais atenção ao meu fígado. Alguns dos sinais de fígado tenso são: aquela disposição irritadiça, em que com facilidade perdemos a paciência, ou um acordar pesado e mau humorado. Aqui vão algumas dicas do meu pai, que ajudam a cuidar o fígado.

“Em medicina oriental, os órgãos têm nomes simbólicos que estão associados às suas qualidades e funções.

O fígado é apelidado de General pela capacidade que tem de controlar e dirigir a “energia ki” no organismo. O seu par, a vesícula, funciona como o seu assistente ajudando (metaforicamente) a tomar as decisões apropriadas.

Quando o fígado funciona bem, a energia ki move-se duma forma rápida e suave e sentimo-nos ligeiros, com iniciativa e bem-humorados. O fígado e a vesícula regem também os olhos e a visão, assim como os músculos.

Dum ponto de vista alimentar, a energia ascendente da Árvore que governa o Fígado e Vesícula Biliar é particularmente afectada por alimentos mais pesados e que inibem um fluxo energético ascendente, particularmente carne, gorduras animais e excesso de sal. Afectam também o fígado e a vesícula alimentos excessivamente cozinhados, falta de frescura na alimentação, alimentos cozinhados no forno (bolachas, biscoitos, pão), excesso de óleo (particularmente óleo de má qualidade) assim como alimentos demasiado ácidos e demasiado picantes. O uso de restos de comida reaquecida é também prejudicial.

Uma consideração importante relacionada com os hábitos alimentares tem a ver com a hora do dia em que ingerimos os últimos alimentos: idealmente não devemos comer nada 3 horas antes de dormirmos, ou no mínimo 2 horas. Comer antes de ir para a cama não permite que o fígado desintoxique apropriadamente o organismo e faz com que nos sintamos muito mais pesados e estagnados. A qualidade do sono é também afectada e torna-se muito mais difícil levantarmo-nos de manhã.

Especificamente, pode tentar as seguintes sugestões:

Cereais – Os melhores cereais para o fígado e a vesícula são: Cevada, Trigo, Centeio, Aveia, Cuscuz, Bulgur, massas de Trigo Integral. Uma combinação particularmente boa é combinar Arroz Integral com Cevada ou Arroz Integral com Trigo (2 ou 3 partes de Arroz Integral para 1 de Cevada ou de Trigo).

Vegetais – Os vegetais mais benéficos para o fígado e a vesícula são os vegetais de crescimento ascendente como alho francês, nabiças, grelos, couve chinesa entre outros.

Leguminosas – As leguminosas são benéficas especialmente para o rins e bexiga, mas as lentilhas podem beneficiar as funções hepáticas.

Frutos – As frutas em geral ajudam o fígado a desbloquear (podem no entanto prejudicar a vesícula), mas as ameixas são as frutas mais benéficas para estes órgãos.

Condimentos e sabores – A sabor ácido de boa qualidade estimula a energia árvore; experimente utilizar mais regularmente vinagre de arroz, sumo de limão, vinagre de ameixa Umeboshi, Chucrute (pickle de couve tradicionalmente utilizado na Europa do Norte). Cuidado com sal e alimentos excessivamente salgados.

Produtos animais – Os produtos animais não ajudam particularmente um fluxo adequado da energia ki associada ao fígado e à vesícula, mas o uso de bivalves (amêijoas, mexilhão, etc.) pode nalguns casos ser benéfico. Quando comer produtos animais é preferível cozê-los ou cozinhá-los no vapor; evite assar, grelhar ou o uso de alimentos fumados.

Métodos culinários – Dê preferência a métodos culinários mais ligeiros como cozer, escaldar, cozinhar no vapor assim como ao uso de alimentos fermentados como pickles, molho de soja, pasta de soja, etc.

Bebidas – chás como o chá de cevada, dente de leão, hipericão do gerês, artemísia, entre outros têm sido tradicionalmente utilizados para tratar o fígado e a vesícula.”

por Francisco Varatojo

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s