Arroz Integral Cozinhado na Panela de Pressão

O arroz integral é um dos meus alimentos preferidos e é, sem dúvidas, um clássico da alimentação macrobiótica. Depois de cozinhado podem adicionar-lhe vegetais salteados ou temperá-lo com Gomásio, acabadinho de fazer, é uma delícia que me reconforta a alma, de verdade.

O arroz integral tem um valor nutricional muito superior ao arroz branco, particularmente no que toca à riqueza em vitaminas do grupo B e proteína. É um alimento excelente para desenvolvimento intelectual e espiritual e, de um ponto de vista físico, beneficia particularmente os pulmões e o intestino grosso, sendo um dos melhores alimentos para tratar problemas intestinais. É muito eficaz no controle da diabetes.

O seu uso foi difundido pelo filósofo e educador japonês George Ohsawa. Os orientais consideram também que o arroz aumenta a energia ki, ajuda a aliviar a depressão e acelera a eliminação de toxinas.
O seu consumo excessivo (o uso exclusivo ou quase de arroz integral como único cereal) pode levar a uma magreza exagerada, uma tonalidade mais amarelada da pele e a um semblante demasiado sério.

O arroz integral pode ser consumido simples (muito mais saboroso se cozinhado na panela de pressão), com leguminosas ou vegetais, em sopas e até em sobremesas.

É aconselhável demolhá-lo sempre antes de o cozinhar – não só fica muito mais saboroso, como isso ajuda a desdobrar o ácido fítico, tornando mais fácil a absorção de diferentes oligoelementos, particularmente zinco.

ARROZ INTEGRAL REDONDO NA PANELA DE PRESSÃO

INGREDIENTES:

  • 1 cháv. de arroz integral redondo biológico
  • 1 tira de 3cm de alga Kombu (opcional)
  • água
  • sal marinho

PREPARAÇÃO:

  1. Deixar o arroz a demolhar, cerca de 4 ou 5 horas, ou a noite toda, eu deixo sempre de um dia para o outro.
  2. Coloque o arroz integral, previamente demolhado e um pedaço de 3cm de alga kombu na panela de pressão. Acrescente água até ficar 1cm acima do nível do arroz (a quantidade de água pode variar conforme a textura, mais ou menos cremosa, que pretenda obter).
  3. Leve ao lume (pode tapar mas não feche a panela de pressão), ao levantar fervura (demora cerca de 15min.), coloque uma pitada de sal e feche a panela de pressão. Cozinhe durante 30 minutos.

OBSERVAÇÕES:

O arroz integral pode ser combinado com outros cereais integrais, o que permite ter uma maior variedade na sua alimentação. Tenha, no entanto, em conta que a maior proporção deverá ser sempre a de arroz. Ex.: 1 de arroz para 1/2 de trigo.

Advertisements

9 thoughts on “Arroz Integral Cozinhado na Panela de Pressão

  1. Vou comprar novamente uma panela de pressão… faz um ano que deixei de ter uma, depois da última rebentar-me e me dar um valente susto. Ao ler este email, lembrei-me que há riscos que valem a pena! 😀

  2. Pingback: Dieta Nº7. Quem aceita o desafio? | MacroExotic

  3. COMO SERIA ESTA DIETA Nº7, VAIS PASSAR TODO PASSO?? POIS TENHO UMA DIFICULDADE ENORME DE EMAGRECER , GOSTO DE ARROZ INTEGRAL ISSO JA FACILITARIA , ESTOU MORRENDO DE MEDO DE CHEGAR AOS 100KG POIS ESTOU MUITO PERTINHO DISSO , JA ESTOU COM 97, ESTARIAS ME DANDO UMA GRANDE AJUDA , TE AGUARDO

  4. Pingback: Risotto de Abóbora Hokkaido | MacroExotic

  5. Pingback: Salteado de Arroz Integral com Tofu no Wok | My Macroexotic World

  6. Olá, estou interessada em fazer a limpeza com a dieta do arroz, gostaria de saber se neste caso podemos colocar sal ou alguma outra forma de tempero no preparo.
    Também quero saber se existe algum tipo de arroz integral mais recomendado ou posso variar? Grata

    • Olá Carina,

      Antes demais grata pelo seu interesse. 🙂

      A alga kombu é muito rica em vitaminas e minerais e vai enriquecer o arroz integral com esses nutrientes.

      Os desejos de um bom dia,
      Marta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s