re.Começar com Optimismo.

De volta a Leiria, ainda a aterrar, mas pronta para re.Começar!

Venho de coração cheio, a transbordar mesmo. Foi um Verão em viagem, como eu gosto… vivi novas experiências e sensações, conheci caras novas, pessoas lindas, ri até chorar e sorri… muito! Passei dias inteiros com os meus amigos do coração, acordei em frente à praia, dancei, mergulhei no mar de todas as praias por onde passei, apaixonei-me de novo e outra vez.. e volto assim, feliz com a vida.

Durante este mês reflecti sobre o meu estilo de vida, há muito que ando a tentar mudar várias situações e nem sempre é fácil. Mas venho motivada e com objectivos a cumprir, e, assim sendo, elaborei um plano de acção, um cocktail de coisas simples que já resultaram no passado e sei serem essenciais para o meu crescimento e evolução.

Palavra chave: Disciplina, eu e ela temos tido um relacionamento atribulado, mas sei que nos vamos tornar grandes amigas, é agora!

Aqui fica a minha lista de conquistas diárias para este re.Começar:

  • Deitar e levantar cedo – o plano é ir no máximo até à meia-noite e levantar-me às 7h. Este é um verdadeiro desafio para mim, normalmente por volta das 23h começo a despertar, sou capaz de ir pela noite dentro em tertúlias criativas e depois claro custa-me horrores sair da cama de manhã. Ontem deitei-me às 23h, hoje foi easy-peasy saltar da cama às 7h!
  • Yoga – começar logo pela manhã cedinho, faço em casa com os vídeos do site Yoga Journal. Este link vai directo para o programa 21-Day Yoga Challenge. Durante 21 dias recebem no vosso e-mail um vídeo com a aula do dia seguinte. Inscrevam-se! Eu sou fã!
  • Meditação – tenho pouca prática, mas é um facto que me faz sentir bem. A meditação tem efeitos positivos para o cérebro e para o sistema imunológico, reduzindo significativamente estados de ansiedade e confusão mental. Também no site Yoga Journal podem inscrever-se no Meditation Revolution, durante 28 dias irão receber no vosso e-mail todas as dicas para aprender a meditar, bem como um áudio de meditação guiada de 10 min. Eu pratico de manhã, a seguir ao Yoga, e ao final do dia, antes de ir dormir.
  • Pequeno-Almoço – Não tenho fome de manhã e (confesso) sou até capaz de enfiar um café no estômago em jejum, pois é, eu sei, q´horror, tão pouco macrobiótico! A verdade é, estou longe de ser a menina exemplar e nem faço tenção de o ser, no entanto, tenho consciência das minhas escolhas e vou arquitectando planos para conseguir mudar aquilo que vejo não me ser útil, umas vezes funciona, outras não, mas não desisto. E então, o meu pequeno almoço vai passar a ser: um caldo de miso e um delicioso creme de arroz, com um molho de manteiga de amendoim, pasta umeboshi e geleia de arroz.  Em breve dou a receita do creme de arroz.
  • Andar de Bicicleta – Desde miúda que adoro andar de bicicleta. Entretanto, a minha estava, literalmente, a enferrujar. Ora porque a corrente precisa de WD40 e eu me esqueço consecutivamente de ir comprar, ou porque os pneus estão completamente vazios e eu não encontro a bomba, que está perdida na arrecadação (espero). Bom, hoje o sr. Zé da mercearia, meu vizinho, trouxe a bomba e deu mais uns toques que eram precisos, et voilá! Tenho a bina pronta! Todos os dias a seguir à loja vou dar uma volta, apanhar ar fresco e vento na cara. Para ver se saio um bocado aqui da rua. E a primeira voltinha é já hoje.. apetece-me tantooo!
  • Remédios Caseiros – Escolhi três e vou alternando. Kuzu para regular o metabolismo e aumentar a vitalidade; Caldo de Vegetais Doces para curar a minha hipoglicemia; e Chá de Feijão Azuki para energizar os rins, que depois dos excessos de verão bem precisam. 
  • Alimentar a Paixão – 1h por dia vai ser dedicada a algo que me apaixone, às actividades que me fazem esquecer que o tempo existe, e as opções são estas: desenhar, pintar, escrever, dançar, costurar, estudar o Ki das 9 Estrelas e aprender mais sobre cristais.

E é este o plano, comecei ontem, so far so good, estou Optimista. 🙂

Anúncios

13 thoughts on “re.Começar com Optimismo.

  1. És uma inspiração!
    Depois de ler o plano apeteceu-me logo desligar o computador e ir fazer meditação ou um kuzu…ou qualquer outra coisa mais útil. 🙂
    e acho que vou mesmo!
    Obrigada! 🙂
    Love you amor*

  2. Depois de ler o “re.Começar com optimismo” decidi também criar uma rotina saudável. É que estou mesmo a precisar. Depois das férias, altura de grandes estragos alimentares!!
    Lá me vou aventurando com o livro “Tudo o que comemos conta” mas é só de vez enquando…!
    O pequeno-almoço é a minha refeição preferida. Mas o caldo de miso (diário, deduzo eu) e o creme de arroz (deve ser o da pág. 26) parece algo para comer ao almoço. Não sabia que devia comer logo pela manhã…
    Só me faz confusão comer o creme de arroz assim, simples. Mas vou experimentar misturar o mel de arroz para ficar docinho e assim comer com prazer. Sim, eu preciso começar a manhã a comer com gosto e de preferência saudável!
    E também vou voltar a correr e fazer caminhadas…
    Obrigada Marta, acabei de me sentir inspirada e vou começar a elaborar um plano!!BJU

    • Fico contente que te tenha inspirado a fazer mudanças saudáveis 🙂
      O caldo de miso percebo que seja mais difícil introduzir, mas é uma questão de hábito. É um óptimo alimento para tomar todos os dias, é rico em enzimas que fazem muito bem aos intestinos e não só. O creme de arroz é perfeito para o pequeno almoço, é muito cremoso, come-se quentinho e claro que bem temperado, já postei a receita e vem lá ideias para temperar, bem docinhas. 😉
      Boas mudanças!
      Beijinhos ***

  3. Olá! Parabéns pela capacidade de partilhar com inspiração! É sempre bom “ler-te”. Gostava muito de ter a tal receita de creme de arroz e do molho de pasta de amendoim!!! Já agora também gostava de saber se sabes de um livro do Ki das 9 estrelas (além dos 2 cadernos do Francisco Varatojo), algo para quem quer saber um pouco mais, tal como tu! Obrigada 🙂

    • Olá Marisa.. Obrigada pelo simpático comentário. 🙂
      Existe um livro que se chama “The Ki – An Ancient Oracle for Modern Times”, do Takashi Yoshikawa, Ed. Aquarian, arranjas este na Amazon. Também existe uma versão portuguesa, acho que está a venda no Instituto Macrobiótico de Portugal, http://www.e-macrobiotica.com, é no Chiado – fica aqui o telefone: 213242290.

      Beijinhos e bom fim de semana,
      Marta ***

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s