Creme de Arroz com Molho de Manteiga de Amendoim

Este é o meu pequeno-almoço preferido de sempre!! É altamente reconfortante, talvez por fazer parte das minhas memórias mais antigas. Desde pequena que a minha mãe nos faz creme de arroz ao pequeno-almoço e eu e os meus irmãos deliciávamos-nos com uma grande taça de creme de arroz, que temperávamos com variadas coisas, compotas de frutas, geleia de arroz ou cevada, thaini, manteiga de amendoim, gomásio, pasta de ameixa umeboshi, etc. Não punha estes temperos todos ao mesmo tempo, mas… era quase!

Normalmente acordo sem fome e muitas vezes a única coisa que tomo é um caldo de miso, só para descargo de consciência. Na verdade nunca tinha feito creme de arroz a sério, isto porque há outra forma mais rápida de fazer, só não fica tão bom. É voltar a cozinhar arroz integral já feito juntando-lhe mais água, até o arroz absorver toda a água e ficar cremoso. Portanto esta taça que vêm na foto é o meu pequeno-almoço de hoje, o meu primeiro creme de arroz!! Soube-me tão bem! Bom, chega de conversa, segue-se a receita:

CREME DE ARROZ COM MOLHO DE MANTEIGA DE AMENDOIM

INGREDIENTES:

  • 6 a 8 cháv. de água
  • 1 cháv. de arroz integral redondo bio
  • 1 tira de 2 a 3 cm de alga kombu
  • pitada de sal

PREPARAÇÃO:

  1. Deixar o cereal de molho com a alga kombu, cerca de 4 a 5 horas, ou a noite toda.
  2. Coloque 1 chávena de arroz integral e a alga kombu (previamente demolhados), numa panela. Acrescente água, na proporção de 6 a 8 medidas de água para 1 de arroz e mantenha o lume alto até começar a ferver (a quantidade de água pode variar conforme a textura, mais ou menos cremosa, que pretenda obter).
  3. Ao levantar fervura, coloque uma pitada de sal, ponha no lume mais pequeno e no mínimo. Feche a panela, mas não totalmente, para a água não transbordar.
  4. Deixe cozinhar aproximadamente 2h. Não deixe que toda a água seja absorvida, para obter a textura cremosa.

Convém ir dando uma vista de olhos durante o tempo de cozedura e mexer o arroz, para não se pegar ao fundo.

MOLHO DE MANTEIGA DE AMENDOIM

  • 1 c. de sobremesa cheia de manteiga de amendoim
  • 1 c. de sopa cheia de geleia de arroz
  • 1 c. de sobremesa rasa de pasta de ameixa umeboshi
  • água qb.

Misture numa taça todos os ingredientes com um pouco de água, até obter uma mistura homogênea e sirva por cima do creme de arroz, pode ajustar os temperos a gosto. Para terminar use sementes de sésamo, de girassol, pessoalmente gosto muito de finalizar com um toque de gomásio.

Começar o dia assim é uma alegria, bom apetite!

Advertisement

6 thoughts on “Creme de Arroz com Molho de Manteiga de Amendoim

  1. Obrigada pela receita!!Vou fazer já amanhã, que até tenho tempo e vagar para isso. De tempos a tempos gosto de variar o pequeno almoço. Está mesmo na altura!! E esta receita parece-me tão deliciosa!!!

  2. Olá, posso fazer à noite e aquecer de manhã?
    E já agora, eu li que se deve demolhar os cereais numa solução ácida como limão, ou vinagre de sidra e cozer com a alga kombu. A Marta demolha e coze usando sempre a mesma alga?

    • Olá Silvia 🙂
      Sim, o ideal é fazer à noite para ter pronto de manhã.
      Em relação a demolhar com vinagre não sabia, nunca fiz assim, mas vou investigar.
      A alga kombu uso só na cozedura do arroz, se usar para demolhar perdem-se os minerais na água (a água de demolhar uso para regar as plantas, não uso para cozinhar pois teve muitas horas parada).
      Bom fim de semana *
      Marta

  3. Pingback: A dieta nº 7 de George Ohsawa – MariPapoila

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s