“A pele constitui o maior órgão do corpo humano. É um tecido vivo, que respira, que nos defende das agressões externas e absorve mais de metade do que nela colocamos, entrando na nossa circulação sanguínea. Os químicos sintéticos utilizados na maioria dos cosméticos, ao serem absorvidos, não são reconhecidos pelo nosso organismo. São substâncias com constituições químicas que o nosso corpo considera como desconhecidas, tratando-as como “estranhas”. O organismo vai, então, tentar eliminá-las, sobrecarregando os órgãos que desempenham esta função, como é o caso do fígado e dos rins. No entanto, estudos científicos comprovam que muitas destas substâncias permanecem no organismo, intoxicando-o, provocando distúrbios químicos e efeitos mutagénicos.”
A minha dica é, imprima esta imagem (acima) e guarde na carteira. Sempre que for comprar cosméticos aconselho-o/a a ler os rótulos e procurar estes ingredientes, se encontrar algum já sabe, e no caso dos produtos de supermercado irá encontrar uma série deles, são de evitar.
Espero que seja útil e que o/a ajude a fazer escolhas mais conscientes, o seu corpo agradece e o ambiente também.
Mas então a vaselina? Eu costumo usar para hidratar os lábios, uns tubinhos comprados na farmácia, e por vezes no dentista também usam, não se deve usar?! ai. tantos ingredientes a ver.