Dieta Nº7. Quem aceita o desafio?

Então o desafio é, como sugere o titulo, a Dieta Nº7, que consiste em 10 dias seguidos a Arroz Integral. Vou começar esta quarta-feira, dia 14 de Novembro. Fazer esta dieta em conjunto é mais divertido e motivador, lanço o desafio a quem me quiser acompanhar nesta aventura, assim poderemos partilhar a experiência passo a passo, que aviso já, é intensa.

A quem quiser participar peço que me envie um e-mail para macroexotic@gmail.com ou faça um comentário no blog, para que eu possa ficar a conhecer um pouco a pessoa e avaliar se é apropriado para a sua condição de saúde fazer esta dieta, também podemos introduzir alguns (poucos) alimentos extra que podem ajudar a manter a dieta até ao fim.

Ultimamente tenho andado pouco activa e muito indisciplinada, sinto que o meu organismo está a precisar de uma limpeza e como já fiz esta Dieta algumas vezes sei que é exactamente aquilo que estou a precisar.

A Dieta Nº7 tem a duração de 10 dias, pelo facto do nosso plasma sanguíneo demorar esse tempo a renovar-se, limpando os excessos e abrindo espaço para novos padrões energéticos no organismo. No modelo das 5 Transformações, temos o elemento água, árvore, fogo, solo e metal e a cada uma destas energias estão associadas diversas características. O arroz integral corresponde à energia metal, que sugere forças de condensação, organização, intuição, decisão, disciplina, etc.

É um alimento excelente para desenvolvimento intelectual e espiritual e, de um ponto de vista físico, beneficia particularmente os pulmões e o intestino grosso, sendo um dos melhores alimentos para tratar problemas intestinais.

Os orientais consideram também que o arroz aumenta a energia ki, ajuda a aliviar a depressão e acelera a eliminação de toxinas.

Ora vamos lá ganhar coragem. Eu vou… vem comigo! 🙂

Segue-se o link com a receita: Receita de Arroz Integral

Anúncios

23 thoughts on “Dieta Nº7. Quem aceita o desafio?

  1. viva viva menina maravilhosa!!! estava mesmo a preparar-me para fazer a dieta nº. 7 mas eu nunca consegui aguentar mais do que 7 dias… e acompanho com chá Mú. Ia iniciar dia 15! o dia 14 tem alguma particularidade? beijinhos carinhosos no coração!

  2. Marta, grande ideia!! 😀 Infelizmente so conseguiria começar no dia 19 porque vou uns diazinhos de ferias, nos entretantos! Uma pergunta, a dieta é so arroz integral e mais nada? Tem algumas variações? Beijinhos de Bruxelas

  3. Pingback: Desintoxicação do Corpo e Mente | A arte da Saúde e da Longevidade

  4. Olá, eu também quero começar. acho que preciso disso tuto. Identifico-me com tudo o que esta dieta beneficia e ajuda a tratar, Preciso é de algumas orientações, só se pode comer arroz integral, de manhã à noite, é isso? obrigada :))

  5. olá marta!!! Também tenho andado pouco ativa e indisciplinada. já tentei fazer a dieta 7, depois de ler um post teu, mas não consegui comprir os 10 dias… dicas para o fazer????? 🙂

  6. Boa tarde,

    Então, boa! Isto assim é mesmo muito mais giro, obrigada a todos pela companhia. Para meu espanto foram imensas as pessoas que ficaram interessadas neste desafio, portanto vou fazer um e-mail geral que responde a todas as questões que me fizeram. Para as recomendações extra deixo as receitas no final do e-mail.
    • Para quem tem já uma alimentação macrobiótica padrão pode fazer os 10 dias só a arroz integral, variando com creme de arroz (ao pequeno-almoço ou à refeição). Não há grande ciência nesta dieta, é mesmo só cozer muito arroz integral e começar. Pode também incluir-se na dieta sopa de miso, um alimento óptimo para limpar toxinas do organismo, chá de 3 anos e sementes, sésamo, gomásio, sementes de girassol e/ou pevides de abóbora. Se se tiver alguma (pequena) variedade torna-se mais fácil de aguentar.

    • Para quem tem uma alimentação convencional portuguesa começar a comer só arroz integral pode ser um pouco agressivo para o organismo, é mais aconselhável fazer a Dieta Nº6, Arroz Integral e Vegetais Escaldados (couves, brócolos, etc., de forma a ficarem crocantes, escaldar durante 4 min. nada de temperos, tipo azeite e etc.), esta abordagem é menos severa, e eficaz também.

    • Para quem é muito magro e tem muita dificuldade em engordar, não é recomendável, pois perde-se algum peso nesta dieta (eu normalmente perco cerca de 2 a 3 kg, depende de pessoa para pessoa). De qualquer das formas pode na mesma fazer os 10 dias a comer só arroz integral, sopa de miso, vegetais escaldados e leguminosas (lentilhas, feijão azuki, etc.). E claro que se, mesmo assim, vir que começa a emagrecer é melhor interromper e adicionar outros alimentos, o que não invalida de continuar a comer arroz integral a todas as refeições.

    Aí pelo 4º, 5º dia há a tendência a ficarmos mais irritadiços, pois o organismo ressente a falta de açucares simples (mas depois começa a ter as suas reservas de açucares complexos, de que o arroz integral é rico, e torna-se muito mais fácil), mas se virem que a quebra de energia é muito grande façam um caldo de vegetais doces. Se estiver a ser mesmo muito difícil, passem para a Dieta nº6 e incluam alguns vegetais verdes levemente escaldados (couves, brócolos, evitar totalmente batatas e tomates), se ainda assim só vos apetecer comer bolachas e pão com manteiga e chocolates, contenham-se e adicionem leguminosas. Evitar frutas por agora.

    Eu escolhi começar esta 4ªfeira para não adiar mais e porque assim só apanho 1 fim-de-semana na dieta (espertinha:). Quem não poder começar amanhã, comece mais tarde, o intuito é fazer 10 dias seguidos. Portanto se à partida já sabem que dia x ou y não vão conseguir, é preferível começar depois e fazer tudo de seguida. Ok, 10 dias, parece imenso tempo, não é? Agora relativizem, 10 dias na vossa vida toda? Passa num instante! Eu estou por aqui para ajudar no desafio, que sinto também vai ser grande para mim.
    Um dia de cada vez, se só fizerem 3 já é melhor que nada… mas olhem que vale a pena chegar aos 10, até porque os últimos 3 dias vão sentir-se a andar sobre nuvens.

    Para relembrar:
    A Dieta Nº7 tem a duração de 10 dias, pelo facto do nosso plasma sanguíneo demorar esse tempo a renovar-se, limpando os excessos e abrindo espaço para novos padrões energéticos no organismo. No modelo das 5 Transformações, temos o elemento água, árvore, fogo, solo e metal e a cada uma destas energias estão associadas diversas características. O arroz integral corresponde à energia metal, que sugere forças de condensação, organização, intuição, decisão, disciplina, etc.
    É um alimento excelente para desenvolvimento intelectual e espiritual e, de um ponto de vista físico,beneficia particularmente os pulmões e o intestino grosso, sendo um dos melhores alimentos para tratar problemas intestinais.
    Os orientais consideram também que o arroz aumenta a energia ki, ajuda a aliviar a depressão e acelera a eliminação de toxinas.

    Podem já por o arroz a demolhar, estamos quase a começar! 😉

    RECEITAS

    ARROZ INTEGRAL: https://macroexotic.com/2012/07/06/arroz-integral/

    CREME DE ARROZ: https://macroexotic.com/2012/09/12/pequeno-almoco-creme-de-arroz/
    Para conseguir um creme de arroz mais rápido basta adicionar a mesma quantidade de água a uma dose de arroz integral já cozinhado e deixar cozinhar durante 15/20 min. até o arroz absorver toda a água e ficar cremoso.

    SOPA DE MISO: https://macroexotic.com/2009/08/18/o-mae-o-maeee-faz-sopa-de-miso/

    GOMÁSIO: https://macroexotic.com/2009/08/28/sementes-salgadas-%E2%99%A5/

    CALDO DE VEGETAIS DOCES: https://macroexotic.com/2010/02/17/vegetais-doces-%E2%99%A5/

  7. Pingback: .6 sentidos. | MacroExotic

  8. Hà muito; muito tempo, fui um macrobiotico 100% dominava o meu ambiente, o meu corpo a minha mente, as coisa parace que vinham a mim sem as pedir, pairava leve e olhava as estrelas Depois vem o casamento, as casa para pagar os filhos a azàfama que todos têm…
    Comecei hoje a dieta de 10 dias de Arroz integral, e vim ao Google procurar, e encontrei este site fabuloso,
    Jà me inscrevi, vou comentar a minha experiencia, e ver se consigo chegar ao fim! 10 dias, tambem nunca consegui passar dos 6 dias
    Ciumprimentos da Bélgica

    • Olá Rui! 🙂

      Bem vindo a este espaço.. espero que a tua experiência esteja a ser.. ou se calhar já foi! Espero que corra bem e que te sintas ainda melhor a seguir!

      Conta-nos como foi! 🙂

      beijinhos *
      Marta

    • Olá Teresa,

      Parabéns pela coragem! 🙂

      Se nunca teve uma pratica alimentar macrobiótica ealmente não é o mais aconselhável. Faça apenas por 3 dias, inclua vegetais escaldados, sopas e veja como se sente, pelo menos já faz uma boa limpeza ao organismo.

      Se, tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-me.

      Desejos de uma boa continuação,

      Marta *

  9. Bom dia Marta!
    Hoje terminei a dieta de 10 dias. O seu blog foi bastante inspirador e me ajudou a me organizar a começar e depois persistir. Foi uma experiência bem interessante. Senti grandes vontades de comer doces somente no penúltimo dia rs, mas a vontade veio e assim como chegou ela também se dissipou. Gostei muito de experimentar essa mudança alimentar em meu corpo, mente e espírito. Saio renovada, em equilíbrio, tendo realmente desenvolvido minha disciplina e organização, sabendo que a mente pode ser acalmada e meu corpo não precisa de tudo aquilo que penso. Minha dieta coincidiu com o festival indiano (Navaratri) de 10 dias em honra a mãe divina, momento que aproveitei para meditar, sentir minhas emoções e sentimentos e perceber meu corpo mais sutil. Me sinto alinhada com o universo, purificada para ancorar o amor necessário dentro do meu coração e expandí-lo. Sou grata!
    Minha pergunta é: como é aconselhável sair da dieta? O que devo comer nos primeiros dias?
    Beijos e gratidão!

    • Olá Karoline,

      Muitos parabéns, gostei muito de saber da sua experiência. 🙂

      O ideal é ir acrescentando vegetais, leguminosas, cereais e sopas. Tentando manter uma alimentação simples nos primeiros dias. Depois aos poucos vá adicionando outros alimentos mais ricos, se sentir necessidade.

      Se, entretanto, tiver alguma dúvida não hesite em contactar-me.
      Os desejos de uma boa continuação,
      Marta

  10. Olá Marta!
    Estava à procura de mais info na internet sobre a dieta do arroz integral,e vim parar à tua página! 🙂
    Quando torno-me disciplinada com a alimentação,os meus niveis energéticos melhoram de uma forma incrível!
    O universo é muito sábio e, como tal , vou iniciar a dietar amanhã!
    Excelente iniciativa!

    beijinhos

  11. Olá … não vi o resultado …. quantos kg perdestes? Estou pensando em fazer por 15 dias …. tipo … deixar só o arroz por 10 dias e introduzir frutas nos 5 restantes 🙂 .. Bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s