A ameixa umeboshi é um alimento muito especial, de sabor salgado e ácido, é um fruto transformado em pickle. São muito ricas em ácido cítrico, em ferro e em vitamina C. Foram chamadas ameixas por causa do seu sabor fortemente ácido, que deriva do facto de serem colhidas ainda verdes, apesar de, na realidade, serem mais próximas do alperce. A planta originária da China, foi introduzida no Japão há pelo menos 1300 anos. As umeboshi são fermentadas com sal ao longo de pelo menos 6 meses, mas são de melhor qualidade e têm um efeito mais medicinal se forem fermentadas por um ano ou mais; a fermentação pode ir até aos 6 ou 7 anos e as ameixas com esse tempo de fermentação são extremamente valiosas de um ponto de vista medicinal. A fermentação láctica a que são submetidas permite-lhe umas conservação de vários anos. São um alimento, um tempero, um condimento e um remédio tradicional no Japão.
Sendo um fruto, possuem uma natureza muito yin. Ao adicionar-lhes sal e ao submetê-las a pressão durante muito tempo, adquirem também características muito yang, e é esta a grande polaridade contida em cada ameixa, ou seja, esta fusão de energias opostas e complementares, que faz das umeboshi um remédio caseiro com aplicações muito vastas. Quanto mais longo for o processo de fermentação, mais apuradas ficam as propriedades das ameixas.
O uso regular de produtos fermentados por processos naturais, como o miso, as umeboshi e os picles, contribui para o fortalecimento dos intestinos, já que enriquece a flora intestinal, para o reforço da imunidade e contribui para o equilíbrio geral do organismo. Em caso de doença, pode-se comer a umeboshi propriamente dita ou utilizá-la em diversos remédios caseiros.
Indicações: reforça a imunidade geral do organismo, neutraliza tanto a acidez como a alcalose, melhora o fluxo de energia ki e de sangue, fortalece os intestinos e alivia a fadiga. Visto que actua em aspectos tão basilares do organismo, as suas indicações são vastas:
- ao nível do aparelho digestivo: enterite, gastrenterite, diarreia, vómito, flatulência, alergias de origem alimentar, náusea e enjoo;
- ao nível do sistema nervoso: tonturas, epilepsia, distúrbios mentais, encefalopatia espongiforme;
- ao nível dos órgãos internos: problemas de vesícula, de fígado, de pâncreas e de ovários.
A umeboshi pode ainda ser benéfica quando usada nas seguintes situações: gripe, desmaio, dores de cabeça centrais e profundas, reacções alérgicas a medicamentos, efeitos do consumo excessivo do álcool, entre outras.
Excerto retirado do livro Remédios Caseiros, de Francisco Varatojo.
Pingback: Começar o dia com um Super Smoothie de Cereais | MacroExotic
Pingback: Ameixa Umeboshi - Nutri Paty Menezes
Estou consumindo, realmente é excelente.
Estou consumindo, realmente é excelente
Pingback: Tróia – Sagres – Cap. II | Ria Formosa
Que quantidade podemos consumir diariamente? em caso de necessidade de reforçar o sistema imunitario pode-se comer 1 inteira a uma refeiçao durante 3-4 dias seguidos ou em uqe quantidade seria ideal? obrigada ❤
Consumo uma Umeboshi diariamente em jejum tem 2 anos. Tinha uma doença hepática sem cura conhecida uns 20 anos e em só 8 meses meu fígado ficou 100% funcional!!!