Salada de Pepino, Laranja e Wakamé

Salada de pepino, wakamé e laranja

Esta é uma das minhas saladas preferidas, ideal para ser consumida neste tempo quente, que fazia ontem… hoje já choveu em Leiria, é assim a vida num país “tropical”.

A alga wakamé tem um sabor suave e delicado, é também rica em vitaminas e minerais, é uma das fontes mais ricas de cálcio. É utilizada tradicionalmente para desintoxicar o organismo. O seu uso mais comum é em sopas (sopa de miso) devido à sua rápida cozedura, sendo que pode também ser consumida crua, depois de demolhada.

SALADA DE PEPINO, LARANJA E WAKAMÉ

INGREDIENTES:

  • 1 pepino
  • 2 cm de alga wakamé
  • 1 laranja
  • 1 c. de sobremesa de sementes de sésamo
  • azeite qb.
  • vinagre de ameixa umeboshi qb.
  • vinagre de arroz qb.

PREPARAÇÃO:

  1. Demolhe 2cm de wakamé durante 10 min. e corte em pedaços pequenos.
  2. Descasque a pele do pepino, deixando umas tiras da pele (para o tornar mas digestivo). Corte o pepino longitudinalmente (opcional: se tiver muitas sementes retire com uma colher de sobremesa). De seguida corte o pepino em tiras finas, na diagonal e reserve.
  3. Descasque a laranja e corte em cubos pequenos.
  4. Junte estes 3 ingredientes numa taça e tempere com um fio de azeite, umas gotas de vinagre de ameixa e de vinagre de arroz. Envolva bem e decore com sementes de sésamo tostadas.

OBSERVAÇÕES: 

Pode em alternativa ao pepino usar courgette e/ou substituir a laranja por manga.

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s