Daqui a umas horas entro de férias, e quem acabou de ver as fotos pergunta, mas então e isto era o quê, não eram férias? Não, mas quase! 🙂
Estas últimas duas semanas tenho estado numa herdade no Alentejo a cozinhar para uma família, que é como se fosse um bocadinho minha também. Foi com a E. que a minha aventura culinária começou há 5 anos atrás, apareceu na minha vida assim em forma de surpresa boa, numa altura em que estava sem trabalho e com a renda de casa para pagar… ok, não estava a pensar nisso, mas vou contar a história de como virei cozinheira! 🙂
Janeiro de 2009, despedi-me do meu trabalho e tinha 2 semanas para arranjar alguma coisa. Decidi tirar dois dias para meditar sobre o assunto e fui ter com uma grande amiga, a R., que estava a viver na Raposeira, uma pequena aldeia, perto de Sagres, no Algarve.
Bem cedo pela manhã sentei-me e comecei o meu exercício de visualização… o que é que eu me imagino a fazer? O que é que quero…? A primeira imagem que me veio foi uma cozinha, um ambiente familiar e eu a cozinhar contente e a cantarolar. Logo de seguida lembrei-me que por vezes vão ao Instituto pessoas há procura de professoras de culinária ao domicílio. Liguei à minha mãe, contei-lhe e ela disse-me, ok, estou aqui a pensar numa pessoa, mas acho que não é por aqui, dá-me umas horas para pensar no assunto que já te digo qualquer coisa.
Passaram duas horas e ela liga-me de volta: Martinha esteve cá a E., uma cliente nossa muito querida, falei-lhe em ti e ela está interessada, vai ligar-te à tarde.
Na semana seguinte estava a trabalhar em casa da E., numa cozinha absolutamente fantástica, bons materiais e utensílios, despensa recheada com os melhores ingredientes e frigorifico cheio de vegetais biológicos, um autêntico atelier criativo para mim que adoro inventar receitas! Para melhorar todo este cenário, temos a E., uma mulher maravilhosa e inspiradora, que puxa por mim, me dá liberdade para criar sem limites e…. me faz sentir como se fosse da família. 🙂 Foi e é um dos encontros mais felizes da minha vida!
E passaram 5 anos desde então, muita coisa aconteceu, muita água rolou, sou cozinheira agora, sim cozinheira e não chef, que eu continuo a gostar da coisa bem informal e familiar, sou uma cozinheira, assumida, concretizada, feliz e grata, muito grata, muito, muito, muito grata!!
É verdade, daqui a umas horas entro de férias… e apetece, claro que sim, tem sido um ano intenso, mas sabem que mais, já estou com saudades deste trabalho, da vida no campo e das pessoas lindas que conheci aqui. Daqui de onde vos escrevo, da minha cabaninha de madeira na areia, vejo a Horta mesmo à minha frente… vou lá agora, buscar coisas boas para o almoço, que está mesmo na hora, na hora de ir praticar a magia!
Desejo-vos um óptimo Verão, bem pertinho da família e dos amigos, com muita comidinha boa, um Verão cheinho de sol, e mar, e florestas, e ar puro, breathe in and out… deeply… aproveitem para ir para a Natureza e visualizem tudo aquilo que desejam ver na vossa vida, resultou comigo e continua a dar frutos! 😉
pLim * fui * até já
m *
Boas Férias Martinha, diverte-te muito. As fotos estão simplesmente fantásticas….. Beijinhos
Muito obrigada minha querida! 🙂
Beijinho grande *
marta *
Adorei as fotos e as palavras! Muito inspiradoras! Obrigada 🙂 e boas férias!
Muito obrigada Ana! 🙂
beijinhos e tudo de bom! *
marta *
Boas férias minha querida, bem merecidas 😉
Obrigada meu amor.. foram óptimas! 🙂
Beijinhooooo *