Isto é caso para dizer… xiiii, foi dar uma ganda volta, pois foi! 🙂 Passou-se mais um Verão daqueles, sempre a fazer km., com direito a tudo e mais qualquer coisinha, feito de sorrisos e gargalhadas, lágrimas e abraços, danças e sonhos, encontros, desencontros e alguns reencontros. Foi assim como eu gosto, sem datas marcadas, a fluir… pelos caminhos de Portugal.
Aqui fica uma receita que me enche os sentidos, simples e apetitosa! A dose que vêem no wok dá para 2 boas doses, quase 3… eu comi tudo, sozinha, à hora de almoço! Pois é, Varatojo que é Varatojo não passa fome não, somos todos assim lá em casa… 🙂
Nunca cozinho menos do que 1kg de arroz integral, facto é que também costumo cozinhar para um número considerável de pessoas, mas ainda assim o arroz chega a aguentar 5 dias no frigorífico sem fermentar e é muito prático tê-lo já feito para adicionar em sopas, croquetes, saladas, pão, etc., hoje foi neste salteado. Espero que vos saiba tão bem, como me soube a mim! 😉
SALTEADO DE ARROZ INTEGRAL COM TOFU NO WOK
INGREDIENTES:
- 1 taça generosa de arroz integral previamente cozinhado – receita aqui
- 250g de tofu fumado (ou tofu normal, mas marinar primeiro em shoyu e alho)
- 1 cebola média/grande
- 1 cenoura grande
- 2 a 3 rodelas finas de gengibre
- 2 dentes de alho – esmagar os dentes de alho com o cabo da faca
- azeite qb.
- shoyu qb. (molho de soja bio, sem açúcar)
- sal marinho integral qb.
- sementes de sésamo ou gomásio
PREPARAÇÃO:
- Num wok, em lume alto, aquecer o alho e o gengibre, muito picadinho, em azeite durante alguns segundos, mexendo sempre.
- Adicionar a cebola cortada em meias luas, a cenoura cortada em diagonais finas, e pitada de sal marinho. Saltear até a cebola ficar translúcida, temperar com umas gotas de shoyu (molho de soja).
- Junte o tofu cortado em cubos pequenos e envolva bem nos legumes, suavemente para que o tofu não se desfaça todo. Saltear durante alguns minutos até o tofu começar a ficar dourado, mexendo sempre.
- Adicione o arroz integral, já cozinhado, e envolva bem com os restantes ingredientes. Salteie durante cerca de 5/6 minutos (se o arroz estiver muito seco de estar no frigorífico adicione um pouco de água para ele se soltar).
- Prove e, se necessário, tempere com mais umas gotas de shoyu. Sirva com gomásio ou sementes de sésamo tostadas.
NOTAS:
Pode adicionar ervas frescas a gosto, no meu caso, nem hesitaria, era coentros a montes, mas não tinha em casa. Acompanha com uma boa salada verde. Bom Apetite! 😉