Salteado de Arroz Integral com Tofu no Wok

Isto é caso para dizer… xiiii, foi dar uma ganda volta, pois foi! 🙂 Passou-se mais um Verão daqueles, sempre a fazer km., com direito a tudo e mais qualquer coisinha, feito de sorrisos e gargalhadas, lágrimas e abraços, danças e sonhos, encontros, desencontros e alguns reencontros. Foi assim como eu gosto, sem datas marcadas, a fluir… pelos caminhos de Portugal.

Aqui fica uma receita que me enche os sentidos, simples e apetitosa! A dose que vêem no wok dá para 2 boas doses, quase 3… eu comi tudo, sozinha, à hora de almoço! Pois é, Varatojo que é Varatojo não passa fome não, somos todos assim lá em casa… 🙂

Nunca cozinho menos do que 1kg de arroz integral, facto é que também costumo cozinhar para um número considerável de pessoas, mas ainda assim o arroz chega a aguentar 5 dias no frigorífico sem fermentar e é muito prático tê-lo já feito para adicionar em sopas, croquetes, saladas, pão, etc., hoje foi neste salteado. Espero que vos saiba tão bem, como me soube a mim! 😉

SALTEADO DE ARROZ INTEGRAL COM TOFU NO WOK

INGREDIENTES:

  • 1 taça generosa de arroz integral previamente cozinhado – receita aqui
  • 250g de tofu fumado (ou tofu normal, mas marinar primeiro em shoyu e alho)
  • 1 cebola média/grande
  • 1 cenoura grande
  • 2 a 3 rodelas finas de gengibre
  • 2 dentes de alho – esmagar os dentes de alho com o cabo da faca
  • azeite qb.
  • shoyu qb. (molho de soja bio, sem açúcar)
  • sal marinho integral qb.
  • sementes de sésamo ou gomásio

PREPARAÇÃO:

  1. Num wok, em lume alto, aquecer o alho e o gengibre, muito picadinho, em azeite durante alguns segundos, mexendo sempre.
  2. Adicionar a cebola cortada em meias luas, a cenoura cortada em diagonais finas, e pitada de sal marinho. Saltear até a cebola ficar translúcida, temperar com umas gotas de shoyu (molho de soja).
  3. Junte o tofu cortado em cubos pequenos e envolva bem nos legumes, suavemente para que o tofu não se desfaça todo. Saltear durante alguns minutos até o tofu começar a ficar dourado, mexendo sempre.
  4. Adicione o arroz integral, já cozinhado, e envolva bem com os restantes ingredientes. Salteie durante cerca de 5/6 minutos (se o arroz estiver muito seco de estar no frigorífico adicione um pouco de água para ele se soltar).
  5. Prove e, se necessário, tempere com mais umas gotas de shoyu. Sirva com gomásio ou sementes de sésamo tostadas.

NOTAS:

Pode adicionar ervas frescas a gosto, no meu caso, nem hesitaria, era coentros a montes, mas não tinha em casa. Acompanha com uma boa salada verde. Bom Apetite! 😉

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s