A avó São é garantidamente a fã número 1 das minhas sopas! Este fim-de-semana vieram uns amigos deles de visita e então pediu-me se lhe fazia um panelão daqueles “Que são uma categoria as tuas sopas Tucha!”. 🙂
Eu, que adoro fazer sopas, pus mãos à obra e preparei uma super sopa, bem rica, com muita hortaliça, que é a única maneira de pôr o meu avô a comer legumes, faz com cada fita, ui! Mas eu sou mais teimosa que ele e arranjo sempre forma de lhe dar a volta… uns bons raminhos de hortelã, como ele gosta e quase que se esquece das couves! E assim foi! Temos sopa para a semana toda, a receita dá para cerca de 20 doses, espero que gostem! 😉
SOPA DE LEGUMES DOCES COM MASSINHAS
INGREDIENTES:
- 8 fatias grossas de abóbora hokkaido (1/2 abóbora)
- 2 cebolas grandes
- 3 cenouras
- 1 couve coração
- 1 nabo (não muito grande)
- 2 tiras de alga kombu (para enriquecer a sopa em minerais e vitaminas, se não gosta de algas não se preocupe, não dá sabor nenhum à sopa)
- 1 caneca de chá de massinhas de letras e/ou esparguete integral partido
- 2 dentes de alho
- azeite qb.
- sal marinho integral qb.
- 4 pés de hortelã – opcional, mas devia ser obrigatório, que fica uma delícia! 😉
PREPARAÇÃO:
- Cortar 1/2 couve-coração em tiras de 2 a 3 cm e escaldar em água abundante (sem sal) durante 6 min. Reservar a couve. Guarde a água fervida para acrescentar à sopa.
- Cozer as massinhas com um pouco de sal e reservar.
- Numa panela grande juntar: a abóbora, o nabo, 1/2 couve-coração, as cebolas cortadas em pedaços iguais, as cenouras em pedaços mais pequenos (demoram mais a cozinhar) e a alga kombu. Junte a água fervida e adicione mais (se, necessário) até cobrir por completo os vegetais. Leve ao lume durante 25/30 min.
- Desligue o lume e tempere com sal e azeite, passe bem com a varinha mágica, até obter um creme sedoso, se estiver demasiado espessa acrescente um pouco de água fervida.
- Adicione 2 dentes de alho ralados (ralador mais fino), uns raminhos de hortelã a gosto, as couves escaldadas e as massinhas previamente cozinhadas.
- Deixe repousar durante cerca de 10 min. para o alho cozinhar e a hortelã apurar.
NOTAS:
Pode adicionar feijões ou lentilhas para uma sopa mais rica, ou substituir as massinhas por bagos de arroz integral. E não se esqueça, essencial, mantenha uma atitude bem disposta e positiva enquanto cozinha, é esse um dos melhores temperos que conheço! 😉
Bom Apetite ♡
Querida Marta
Experimentei hoje esta sopinha e foi um sucesso, todos adoraram.
A hortelã dá um toque final maravilhoso…
Obrigada por este blog tão cheio de amor e partilha 🙂
Que bom!! Fico contente por saber! 🙂
Beijinhos,
Marta
Bom dia 🙂
A alga kombu é triturada juntamente com os legumes, ou retira-se antes de passar a sopa?
Obrigada!
Olá Joana,
A alga é trirurada juntamente com a sopa! 😉
Beijinhos,
m*