The Book Project ➳ DONE

convite-Marta-Marcador

••● O MEU 1º LIVRO! ●••

A sensação é difícil de descrever, a felicidade… mais que muita.

É com muita alegria que venho anunciar o lançamento do meu livro, já esta 5ª-feira, 4 de Junho, às 18h30, na Fnac Chiado, apresentado pela minha querida amiga Patrícia Vasconcelos.

Fui a semana passada, com a minha mãe e irmãs, ver pela primeira vez “O LIVRO”, nunca me hei-de esquecer desse momento. Como disse a Marina Oliveira, da Marcador Editora: “Aquele momento em que o autor nos abraça e o brilho dos seus olhos diz tudo…”.

Superou as minhas expectativas. Mesmo. A capa está linda, a impressão óptima, o design super clean, como eu gosto. Adoro tudo, de uma ponta à outra.

Foram quase nove meses de projecto (qual filho). Três deles a escrever os conteúdos, outros dois a fotografar as receitas e o restante tempo foi dedicado à paginação, acertos de textos, receitas e tudo e tudo. Concluído este processo foi direitinho à gráfica et voilá!

O melhor disto tudo foi mesmo trabalhar com a Marcador Editora, que tem uma equipa fantástica. Deram-me espaço para participar activamente em todo o processo, tenho a dizer que adorei a experiência e quero repetir.

A parte mais desafiante deste projecto foi, sem dúvidas, fotografar as receitas. Fui para Lisboa, para casa dos meus pais, que têm uma casa com muita luz e espaço; e foi mais ou menos assim:

  • Todas as noites cozinhava cerca de 8 a 10 receitas, para fotografar no dia seguinte.
  • Acordar de manhã bem cedo, para aproveitar a escassa luz dos dias de Inverno, (a melhor luz para fotografar comida é mesmo a luz natural). Começar por escolher os adereços: taças, talheres, panos, etc.; compor o styling para cada uma das receitas e fotografar, fotografar, fotografar, até aí por volta das 16h, a partir dessa hora começava a ficar escuro.
  • De seguida, para o computador, fazer a selecção das fotos e editar. Nada fácil escolher as melhores fotos no meio de tantas. Havia várias que até gostava e me deixavam indecisa, apago, não apago, é boa, mas será suficientemente boa?! Para conseguir ser mais assertiva pensava assim: “Como escolha final, punhas esta foto no livro?!”. Um simples sim, ou não, resolvia-me a questão e ajudou-me imenso.
  • E depois, tomar conta do caos… a cozinha toda por arrumar, louça por lavar, etc., etc.
  • Aproveitar as receitas fotografadas e preparar o jantar, parecia um restaurante buffet à mesa! A hora de arrumar os tupperwares no frigorifico também era engraçada, conseguir encaixar todas as caixinhas de comida, um verdadeiro desafio, qual tetris!
  • E a seguir ao jantar lá ía eu outra vez, cozinhar mais umas quantas receitas para o dia a seguir.

THE BOOK PROJECT MAKING OF

Foram dois meses nisto! Ufa! Que experiência! Como fotógrafa amadora posso dizer que estou muito satisfeita com o resultado. Há fotos que ficaram lindas, outras voltava a fazê-las, confesso, mas sinto que evoluí e quero dedicar-me mais a isto.

Estas são algumas das minhas imagens preferidas, a 1ª é da receita das Papas de Aveia com Molho de Framboesas; a 2ª da famosa Abóbora Hokkaido no Forno; a 3ª e última, é a fotografia da capa, captada pela lente da talentosa e, também, minha grande amiga Mariana Sabidomake up pela Nana Benjamim, e roupas Vintage Bazaar.

Neste livro vão encontrar receitas naturalmente saudáveis e deliciosas, informação sobre os principais benefícios dos alimentos, sugestões de menus, dicas, truques culinários e muito mais!

Conta com a participação especial do meu pai, o grande Francisco Varatojo, com vários textos sobre macrobiótica, yin/yang e 5 transformações; e prefácio pela querida Catarina Beato.

Aventurem-se nas vossas cozinhas e experimentem novos sabores, usem a vossa intuição, a vossa criatividade e, sempre, uma boa dose de amor, pois cozinhar é uma forma de amar

Todas as receitas foram confeccionadas com os deliciosos produtos da Próvida e Quinta do Arneiro.

As louças e acessórios são da talentosa artista Anna Westerlund e do Corte Inglés.

Espero que gostem (assim muito).

E, é caso para dizer… 

Bon Apetit. 

Anúncios

3 thoughts on “The Book Project ➳ DONE

  1. Marta ❤ Muitooooos parabéns pelo sonho que concretizaste! Estou desejosa de o ter nas mõs e de me deliciar com ele. Por agora estamos pelo Algarve, andamos entre cá e Lisboa, mas hei-de encontrá-lo em breve ; ) E a ti atmbém, espero! vamos estar no Be-In e no Zimp ❤ Grande abraço muito orgulhosa e feliz por ti ; )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s