O livro está a ser um enorme sucesso, e eu, claro, não podia estar mais feliz! Muitooooo obrigada a todos pelo apoio e carinho, o vosso feedback tem sido incrível! 🙂
Aqui fica uma das receitas do livro, é muito fácil de fazer e é mesmo boa!
A quinoa é originária das montanhas dos Andes, e era o alimento sagrado dos Incas. A palavra quinoa vem da Língua India Quechua e significa “mãe”. É um cereal muito resistente e adaptável, sobrevivendo em condições ambientais extremas, concedendo-lhe fortes qualidades energéticas. Contém todos os 9 aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa. É muito rica também em cálcio, ferro, magnésio e zinco. Assim como o millet a quinoa tem um químico natural, uma primeira camada de sabor amargo, as saponinas, que protege o cereal dos insectos e das altas temperaturas. Deve ser demolhada, durante uns breves minutos e lavada com água fria. É realmente um alimento especial, e é também muito rápido de preparar.
Se ainda não experimentaram, espero que agora vos tenha despertado a curiosidade… 😉
SALADA DE QUINOA COM AZEITONAS E TÂMARAS
INGREDIENTES:
- 1 cháv. de quinoa
- 1 cebola roxa grande
- 1 copo de azeitonas (descaroçadas)
- 6 tâmaras (descaroçadas)
- 1 dente de alho, azeite qb.
- sal marinho qb.,
- shoyu qb.,
- coentros, hortelã e bagos de romã a gosto
PREPARAÇÃO:
- Lave a quinoa em água fria.
- Num tacho, em lume médio, adicione 1 medida de quinoa para 2 de água, deixe levantar fervura e adicione uma pitada de sal, cozinhe cerca de 15/20 min. em lume brando. Reserve.
- Numa frigideira em chama alta, aqueça o azeite e o alho ralado durante alguns segundos, adicione a cebola cortada em meias luas. Quando a cebola começar a ficar translúcida tempere com umas gotas de shoyu e de seguida desligue o lume.
- Corte as azeitonas em rodelas e as tâmaras em tiras.
- Numa taça junte a quinoa, previamente cozinhada, e envolva com os restantes ingredientes.
- Guarneça com coentros, hortelã e bagos de romã, vai criar frescura e cortar um pouco a intensidade das azeitonas.
DICAS:
Pode usar sultanas, ou alperces secos, em vez das tâmaras. Pode substituir a quinoa por couscous, ou bulgur e a romã por morangos, cortados em pedacinhos.
Bom Apetite *