Pai… estamos desde ontem a pensar no que é que podíamos dizer hoje… e não é fácil.
A ficha ainda não caiu.
Desde que tudo aconteceu parece que só passou um dia e é claro que não queremos acreditar. A realidade é que te sentimos ligado a nós de uma forma muito directa. Sentimos que estás aí em cima a coordenar toda esta operação de uma forma muito fluída e mágica.
Não está a ser fácil.
Mas, como nos ensinaste e tão bem, a vida é para ser vivida com intensidade e entrega. Os desafios fazem-nos crescer e ficar mais fortes. O caminho é para a frente.
Sabemos que isto tudo faz parte de um plano maior, aliás… é a única explicação possível.
Este mundo anda estranho, com muita coisa fora do lugar e os bons estão a ser chamados para tomar conta da situação.
Cá embaixo estamos a reunir as Tropas do Bem, e deixaste-nos muito bem servidos, uma verdadeira MACRO FAMÍLIA.
O brilho e vivacidade do teu olhar, o teu sorriso, aquela gargalhada contagiante, o teu entusiasmo pela vida e a tua entrega total a todos e a cada um de nós, inspira-nos a continuar o caminho que tu tão intensamente desbravaste.
Nesta hora a palavra de ordem é GRATIDÃO, uma imensa, imensa, uma imensa GRATIDÃO por ti Francisco Varatojo.
Obrigada Pai, Professor e Mestre.
É um privilégio enormeeeeeee ter-te como nosso Pai.
Até já,
Marta, Joana, Sofia e Francisco
Ps.: A nossa Jasmim, tua primeira neta, é a bonequinha mais lindaaaaaaaa do mundo
O Francisco é um ser humano único e incomparável! Falo no presente porque os grandes como ele não morrem. Ele fez o seu trabalho com um nível de excelência inigualável deixando dezenas e dezenas de faróis espalhados pelo mundo. No que depender de mim, seguirei o seu exemplo tentando ser pessoa com letras maiúsculas e tratar os outros com o respeito, amizade, dedicação e presença que ele o fez em cada momento!
Quanto à família maravilhosa que construiu com a querida Geninha, também vós sois especiais e feitos do mesmo material que ele…. sinto-me uma previlegiada por vos conhecer e crescer convosco. Quero que saibam que estou aqui para voces incondicionalmente! Seremos agora os faróis uns dos outros ainda que eu sei com toda a certeza e sinto que o Francisco está connosco a cada momento e é presente nas nossas vidas! Enquanto eu viver, nunca pretencerás ao passado. Salvaste-me a vida é salvaste-me da vida que tinha, abriste a porta da vida macro, da simplicidade, da gratidão, do serviço, da não imposição, da alegria… estarei eternamente grata por tudo isso! Abraço-o e abraço-vos querida família, com a certeza que irão fazer não o caminho do Francisco mas o vosso com a mesma garra, a mesma excelência que o vosso pai fez o dele.
Beijinho com amor, muito amor
Muita força para continuar o caminho e muita luz beijinhos para a familia
Enviado do meu Windows Phone
________________________________
Querida marta e família varatojo,
Sou aluna do teu pai, um homem grande e com uma sabedoria imensa. Costumo dizer que bastam 2 minutos com ele para aprender alguma coisa. Tínhamos tanto ainda para aprender com ele. Mas acho sinceramente que o que aconteceu foi por um motivo, nobre de certeza.
Foi o homem/professor com que mais aprendi na vida. E bastou-me apenas 1 ano de curso para sentir isso (com muita pena terei que fazer o restante sem ele).
Assisti ao vosso testemunho e o meu coração esteve convosco.
Uma nota de simpatia por ti, sou de Leiria e o teu livro tem sido uma das minhas Bíblias macrobióticas.
Beijo