Olá, eu sou a Marta, uma lisboeta apaixonada pelo mundo. Neste momento faço a minha vida entre Lisboa, trabalho no Instituto Macrobiótico de Portugal, e Leiria, onde tenho os meus avós e o gato, e também dou os cursos de culinária.
Adoro escrever, dançar, cozinhar, fotografar e… sonhar acordada. Sou macrobiótica há 34 anos, desde que nasci portanto. Adoro pessoas, mas também gosto de estar sozinha. Já fui loura, ruiva e agora sou outra vez morena. Tenho um feitiozinho tramado, mas ando a tratar disso. Gosto de morangos (muito), da cor azul, de triângulos, de pássaros no céu a voar, de bolas de sabão, de fadas e unicórnios.
Costumo dizer que o meu percurso se define por uma constante mutabilidade, passei por várias áreas e já quis ser tantas coisas (e ainda quero), mas nunca me passou pela cabeça ser cozinheira, está a ser uma verdadeira aventura. Há 9 anos que dou aulas de culinária e aprendi tudo o que sei com os meus pais. A minha mãe, Geninha Horta Varatojo, professora e autora de 4 livros de culinária, e o meu pai, Francisco Varatojo, professor, consultor e autor de vários livros na área da macrobiótica, eles são a minha verdadeira inspiração, a minha gratidão é eterna.
Acredito que tudo é possível e uso (ou estou a aprender a usar, que isto é um processo contínuo) a regra dos 3 P’s para transformar os meus sonhos em realidade: ser paciente, persistente e praticar muito. Em 2015, editei um livro de culinária: O Livro de Cozinha da Marta, com a Ed. Marcador, um reflexo de que esta regra dá frutos e bons.
Sejam muito bem vindos a este pedaço do meu mundo, que se quer exótico, com receitas de várias cores, feitios e aromas… e com amor, muito amor por favor! 😉
Very nice… never know where life is going to take you. It´s difficult to find our mission in life.
🙂
Deixando de procurar, descobrimos quem somos de verdade.